23 dezembro 2014

O QUE PRECISO DEIXAR DE SER, E O QUE EU PRECISO SER


             


Colossenses 3.5-12
Precisamos despojar-nos de algumas coisas e revestir-nos de outras. Precisamos abandonar algumas coisas e adotar a outras. A VIDA DO CRISTÃO É MARCADA PELO ARREPENDIMENTO.

Precisamos fazer morrer nossa natureza terrena e revestir-nos do novo homem. Hoje, precisamos ver o que precisamos deixar de ser e o que precisamos ser:

O QUE PRECISAMOS DEIXAR DE SER Uma pessoa intolerante;
Uma das maiores das virtudes de um cristão é o amor, a compaixão e a misericórdia.

O mundo esta de olho em você, e o Senhor quer que você se apresente como luz em meio as trevas.

O maior gesto de maturidade é ser parecido com Jesus. O alvo da vida cristã é atingir a plenitude da estatura de Cristo. A marca de Jesus é; que sempre que as pessoas ficavam perto dele, saiam mais animadas com a vida. A Bíblia diz: “Assim como quereis que os homens vos façam, fazei vós também” (Lucas 6;31).

Uma pessoa pessimista;
Uma pessoa pessimista olha para vida com lentes escuras. Ela só enxerga problemas, só vê dificuldades, só conversa sobre tragédias e só olha para vida pelo lado mais sombrio.

“Eu não vou conseguir passar naquele vestibular. Eu não vou conseguir passar naquele concurso. Eu não vou conseguir fechar as minhas contas. Eu não vou conseguir mais uma vez realizar os meus sonhos.”

Os dez espias de Israel viram a terra prometida, mas viram também gigantes e se consideraram gafanhotos. Eles disseram: ”Somos insetos, vamos ser pisoteados, esmagados. Não podemos. Somos impotentes.“

Jesus disse: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão”.

Uma pessoa rancorosa;
Tem gente que parece ter um poço de amargura jorrando continuamente de dentro do coração.

Deixa de ser vítima, de viver resmungando pelos cantos, dizendo que ninguém gosta de você, que ninguém se importa com você, que ninguém dá oportunidade para você. Pare com essa mania de pensar que você é um coitadinho, incapaz.

Levante a sua cabeça. Assuma o seu papel no seu lar, na sua escola, no seu trabalho, na sua igreja. Você tem valor, você é especial para Deus. Você é filho de Deus, ovelha de Cristo, santuário do Espírito Santo, menina dos olhos de Deus, a herança de Deus e a delícia de Deus. Olhe para a vida com os olhos de Deus. Deixa de se encolher e viver na caverna.

Uma pessoa incrédula;
O que muitos incrédulos dizem: “Eu acho isso muito difícil de Deus fazer”; “Isso é impossível de acontecer”; “O tempo dos milagres acabou”; “Deus não age mais assim hoje”; “Não podemos esperar mais a intervenção de Deus”; “As orações não podem mudar os acontecimentos.”

Mas Jesus diz: “Não temas, crê somente”; “se creres, tudo é possível ao que crê”; “se creres verás a glória de Deus”.
Hebreus 11.6 diz: “De fato sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna o galardoador dos que o buscam”.

Você quer ter mais fé? Romanos 10:17 diz; que a fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo. Leia a Bíblia.
Uma pessoa descomprometida com Deus e com sua igreja;

Deixe de ser um crente fajuto, um crente turista, um crente de temporada, que vem a igreja apenas em ocasiões especiais, ou que chega sempre atrasado na casa de Deus e sai mais cedo.

Deixe de ser um crente fiscal da vida alheia. Olhe para a sua própria vida. Veja a trave que está no seu olho, antes de apontar o cisco do olho do seu irmão.

Deixe de ser um crente oba-oba, que vem a igreja apenas para um desencargo de consciência, mas que durante a semana não tem nenhum compromisso com Deus.

Deixe ser um crente analfabeto da Bíblia que tem na ponta da língua a escalação do seu time, mas não sabe o nome dos apóstolos de Jesus. Que conhece todas as piadas dos programas humorísticos, mas jamais verteu uma lágrima por aqueles que estão indo para o inferno.

Deixe de ser um crente carnal, impuro, que vive chafurdado em pornografia, que vive rebuscando o lixo da internet, que vive com os olhos empapuçados de impureza e o coração cheio de lascívia. Deixe de viver na prática inveterada do pecado. Aquele que vive pecando nunca viu a Deus.

Deixe de ser infiel ao seu cônjuge. Deixe de tratar seus filhos com amargura. Deixe de tratar os seus pais com ingratidão.
Uma pessoa infiel;

A bíblia diz que o fiel será cumulado de bênçãos.

Deus pode contar com você? As pessoas te conhecem como uma pessoa fiel?
Quando você fala alguma coisa elas param pra te ouvir?

A fidelidade é mais uma das grandes características de um cristão.
Uma pessoa negligente;

O negligente na bíblia é conhecido como um louco ou tolo:
Tolo: uma pessoa que age sem pensar nas conseqüências de seus atos;

Louco: aquele que age como uma pessoa sem o juízo perfeito.
Um crente covarde;

Os covardes nunca começam, os fracassados nunca terminam , mas os vencedores nunca desistem!
O covarde é aquele que desiste antes de lutar, antes mesmo de tentar e antes mesmo de começar.

O QUE PRECISAMOS SER Uma pessoa cheia do Espírito Santo
Ser cheio do Espírito Santo é uma ordem, não temos opção. Não é uma recomendação, mas um mandamento. Não ser cheio do Espírito Santo é pecado.

O apóstolo Paulo diz: “E não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Há aqui uma semelhança e um contraste:

A semelhança: uma pessoa bêbada está sob o efeito do álcool. Ela perde o controle da sua personalidade. Perde a inibição. Uma pessoa cheia do Espírito, também está sob o controle do Espírito, ela recebe poder.

O contraste: o vinho produz dissolução, o enchimento do Espírito domínio próprio. O vinho traz vergonha, o enchimento do Espírito alegria e honra; o vinho é depressivo, o enchimento do Espírito estimulante: adoração, comunhão, gratidão, serviço.

Você é uma pessoa cheia do Espírito? Há poder na sua vida? Você vive em santidade? Há graça em suas palavras? Há paixão pelos perdidos em seu coração?

Uma pessoa alegre A Bíblia diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez, digo: alegrai-vos” (Fp 4.4). Pv 15.13 diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”. Pv 17.22 diz: “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”.

Uma pessoa alegre atrai, mas uma pessoa ranzinza afasta as pessoas. Tem gente que vive reclamando: “Ta doendo aqui, ta doendo ali”; “Humm, minha cabeça”; “Humm minha barriga”; “Hum as minhas pernas”; “Ai ta doendo…”

Jesus trouxe alegria. O Reino de Deus é alegria. O Fruto do Espírito é alegria. A ordem de Deus é alegrai-vos. Alegria vai ser o clima do céu eternamente!

Uma pessoa amorosa Os discípulos de Cristo não são conhecidos no mundo por serem presbiterianos, calvinistas, reformados, conhecerem a confissão de fé, ou serem pentecostais carismáticos, mas pelo amor.

Jesus disse: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13.34,35).

O apóstolo Paulo diz que o amor é o vínculo da perfeição (Cl 3.14). O homem ama, mas só Deus é amor. É da essência do ser de Deus, ser amor. Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. Os dois maiores mandamentos da Palavra de Deus estão ligados ao amor: Amar a Deus e ao próximo.

Você tem demonstrado amor dentro da sua casa? Sua esposa pode afirmar isso? Seu marido pode atestar isso? Seus filhos têm recebido seu amor? Seus pais são banhados pelo óleo do seu amor? Você tem verbalizado para as pessoas o quanto você as ama?
Não adianta mandar flores para o funeral. Agora é hora de manifestar seu amor!


Ilustração: O homem que levava um buquê de flor para colocar na sepultura da esposa e viu uma criança chorando porque não podia comprar uma rosa para dar à sua mãe no seu aniversário. Ele deu o buquê de rosa para a criança.


Uma pessoa generosa O princípio de Deus para você receber, é dar. Como devemos dar? “Daí e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6.38). – Ilustração: Como o pipoqueiro enche a sacola de pipoca. Não é dar para receber. Não é barganha nem troca. E o desejo de dar sem ter tempo para receber. O dinheiro é uma semente, você semeia, um dia você colhe, muito mais do que semeou. Quem semeia com fartura com abundância ceifará.


A semente que frutifica não é a que você come, mas a que você semeia. Acumular só para você, resulta em ferrugem e traça. Um dia seremos julgados pela generosidade: Mateus 25.31-46.

Uma pessoa pontual nos seus compromissos Se você é uma pessoa responsável você chega na escola na hora certa, porque se chegar atrasado não pode entrar. Você chega no trabalho na hora certa, porque se não é demitido. Você chega no aeroporto na hora certa, porque se não perde o vôo.

Por que só na igreja você pensa que pode chegar atrasado? Será que Deus não merece o seu melhor? Quando eu chego atrasado estou dizendo: que o meu tempo é mais importante do que o tempo dos outros; que o que eu faço é mais importante do que os outros fazem; que eu não me importo com os outros.

Seja pontual e fiel na devolução dos dízimos e ofertas. Se todos os crentes fossem como você, ela poderia estar com suas portas abertas? Você tem sido fiel nos dízimos? Quando você está fazendo seu envelope de dízimo, Jesus pode dizer-lhe: “Bom está, servo bom e fiel”? Faça prova de Deus. Comece a ser um dizimista fiel. Tape a boca do devorador na sua vida. Deus vai abrir as janelas do céu e derramar sobre sua vida bênção sem medida.

Uma pessoa comprometida com a oração e com a Palavra Faça o compromisso com Deus de ler a Bíblia toda este ano. Se você ler três capítulos por dia você lê a Bíblia toda num ano.

Faça o compromisso com Deus de ser um crente dedicado à oração. Daniel orou no capítulo 2 e Deus livrou os sábios da Babilônia da morte. Daniel orou no capítulo 6 e Deus fechou a boca dos leões. Daniel orou no capítulo 9 e deus mandou um anjo voar para lhe trazer a notícia de que ele era muito amado no céu. A igreja primitiva orou e o Espírito foi derramado.

A igreja orou e as portas das prisões se abriram. A igreja orou e o evangelho espalhou-se com poder. Desligue sua televisão da novela e venha para a igreja na quarta-feira à noite. Temos pão quente do céu para você.

Deixe de saturar sua alma com o lixo das novelas. Você quer uma vida vitoriosa? Dedique seu coração para ler, meditar, viver e ensinar a Palavra de Deus. Dê bíblias de presente para seus parentes e amigos.

Evangelize alguém. Ganhe pelo menos uma alma para Jesus. Discípule alguém. Não enterre esse tesouro que é a Palavra de Deus.
Texto enviado pelo usuário: Anderson Murito de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores



DEVOCIONAL DIARIO:

Hora: