14 janeiro 2015

RELACIONAMENTO FAMILIAR




A família é um sistema vivo onde os componentes reagem e influenciam-se uns aos outros de forma recíproca. Há vínculos afetivos e psicológicos envolvidos numa relação familiar, e ao mesmo tempo espaços de privacidade, de autonomia e de individualidade que devem ser respeitados.
As pessoas de uma família desenvolvem o que chamamos de vínculo ou vínculo parental, que são os laços afetivos e emocionais que unem pessoas tão diferentes entre si. É justamente por serem diferentes que surgem os conflitos.
Os conflitos, muitas vezes inevitáveis não devem ser vistos de forma negativa pois quando bem trabalhados e resolvidos são uma boa oportunidade para crescer e fortalecer os laços, já que nós crescemos quando aprendemos a lidar com as diferenças do outro.
O primeiro passo para viver bem e manter um relacionamento familiar saudável é conhecer a si mesmo, suas limitações pessoais e características de personalidade e segundo compreender que o outro também tem suas limitações pessoais que devem ser consideradas.

DINÂMICA FAMILIAR


Os casais herdam de suas famílias de origem formas de se relacionar e de estar em família
Ex: formas de educar filhos, de reagir e de se relacionar com o cônjuge, formas de comunicação e até formas de reações emocionais. Esses padrões podem ser saudáveis ou nocivos para o funcionamento da família.
Outro aspecto incluído no relacionamento familiar são as regras de convivência, estas regras devem ser estabelecidas desde cedo, e inclui o respeito aos pais, a privacidade, o saber ouvir, formas de falar e discutir os problemas e de resolver os conflitos. Não se pode esquecer que estas lições são valiosas e acompanharão os filhos durante toda a vida, pois a família é um modelo vivo de convivência, comunicação e respeito com o próximo.
Cada etapa da formação familiar é um período específico que requer cuidados especiais: nascimento do filho, entrada no filho na escola e adolescência, saída dos filhos de casa, etapa da terceira idade e morte.
Já que a família é como um organismo vivo, temos que cuidar para que ela seja sempre saudável, mas ela também pode adoecer. Alguns sintomas podem surgir em um ou mais membros da família e são:

·         depressão,
·         transtornos de ajustamentos,
·         retração social,
·         queda no desempenho escolar,
·         conflitos de gerações e desentendimentos conjugais dentre outros,
·         busca por drogas,
·         abuso do álcool.

Uma família está saudável quando faz um planejamento familiar; se adapta aos ciclos familiares; cultiva o respeito da autonomia e da liberdade dos componentes; existe autoridade e regras; comunicação direta, clara e sincera e disponibilidade para mudanças.
Para uma educação adequada dos filhos os pais devem pensar juntos em um plano de educação para os filhos e ter um planejamento de comum acordo, onde pai e mãe (ou se os filhos moram com outras pessoas que não os pais) possam “falar a mesma linguagem”, ou seja, as regras devem ser respeitadas. Para isto, os pais devem:
·         Evitar discutir a educação dos filhos na frente deles,  
·         Construir um sistema de educação preventiva com diálogo aberto e justo desde a infância.
·         Produzir tempo de qualidade para estar com os filhos
·         Tomar cuidado com a palavra ‘sim’
·         Mostrar afetos positivos aos filhos. Filhos precisam ser amados em prática

APERFEIÇOANDO O RELACIONAMENTO CONJUGAL

Entre si, os cônjuges devem:
·         Ter certeza de seu amor antes de se unirem.
·         Pensar sobre sua família e conversar sobre ela.
·         Estar disposto a falar e a ouvir é imprescindível
·         Usar as discussões para crescimento e como comunicação e não para atacar ou como cobranças.
·         Não busque culpados, diga como se sente.
·         Ouça como o outro se sente.
·         Ouça com atenção e sem interromper, identifique a situação problema, pergunte sobre os sentimentos
·         Indague sobre possíveis soluções, comprometa-se com a mudança, proponha atitudes e mude.

Em alguns casos a psicoterapia é mais adequada, ao perceber a dificuldade em se comunicar, ou ao sentir-se angustiado ou com dificuldade em cuidar dos filhos procure ajuda de um profissional. Ele o ajudará a cuidar de sua família, identificando os problemas e buscando em conjunto a melhor solução para eles.

Flávia GRC
fevereiro 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores



DEVOCIONAL DIARIO:

Hora: