ESTUDOS

Vencendo as tentações pela Palavra

A tentação - parte 1

Princípio Bíblico: “Vai-te satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás.” Mateus 4:10

Introdução: Em João 15:14, Jesus diz que seremos Seus amigos se fizermos aquilo que Ele nos manda. E o que Ele nos manda? Que nós estejamos firmados n'Ele, obedecendo aos Seus mandamentos, aos princípios que Deus estabeleceu para nós.



QUANTO CUSTA CHEGAR AO CÉU?



QUANTO CUSTA CHEGAR AO CÉU?
Salmos 49:8 “Pois a redenção de sua alma é caríssima...”
Quando se fala sobre o céu percebe-se que todas as pessoas desejam ir para lá e se esforçam para que possam alcançá-lo. Mas, quem poderá chegar lá e como fará isso, qual o preço a ser pago?
DEUS
Deus é uma pessoa, o Todo-Poderoso, o Supremo criador do céu e da terra e de tudo o que neles há. Ele é auto-existente, portanto, ninguém criou Deus. Ele tem vida em si mesmo. É eterno, santo, imutável e tudo o que faz é perfeito. Gênesis 17:1 “...Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê perfeito”
HOMEM
O homem é um ser criado por Deus do pó da terra, ele recebeu o espírito de Deus, o fôlego da vida. Deus criou o homem no sexto dia da criação e o criou para ser eterno como Ele mesmo é e para adorar e servir a Deus por toda eternidade vivendo na presença de Deus. Deus criou o homem com inteligência, vontade e emoção. Criou também a mulher para ser a companheira do homem. Deus se alegrou com a criação humana e tinha plena comunhão com o homem, falava com ele todos os dias quando estavam no Jardim no Éden. Gênesis 3:8 “E ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia...”
SATANÁS - DIABO
Ele foi um querubim, um anjo criado por Deus, porém, ele se rebelou contra Deus e foi expulso do céu. Ele quis ser Deus, tomar o lugar que pertence somente a Deus. Agora ele é inimigo de Deus e quer destruir tudo o que Deus fez, pois ele não faz outra coisa senão roubar, matar e destruir. Ele é o enganador e seu desejo é separar o homem de Deus. Apocalipse 12:9 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo mundo...”
PECADO
O pecado teve início no coração do anjo rebelde, agora satanás. Pecado é errar o alvo, é não fazer a vontade de Deus, é mudar o bem que Deus fez em mau. Satanás sendo inimigo de Deus, mas não podendo nada contra Ele levou o homem a PECAR, fazendo-o desobedecer a ordem de Deus e por isso, todos são pecadores, herdeiros do pecado de Adão. Romanos 3:23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus”
A BÍBLIA
A Bíblia é a Palavra de Deus, é a instrução de Deus para todas as pessoas, é a revelação de Deus ao homem. Ele revela quem Deus é, o que Ele fez, faz e o que vai fazer. Ela revela ao homem a sua condição e o que fazer para mudar de vida. É um livro perfeito, sem erros, escrito por homens que foram inspirados por Deus. Homens que fizeram a vontade de Deus e escolheram viver para Ele. II Timóteo 3:16 “Toda Escritura (Bíblia) é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”
O HOMEM DEPOIS DO PECADO
O homem, quando ainda não havia pecado, tinha plena comunhão com Deus, mas após pecar, ele quebrou esta comunhão, pois Deus é Santo e não pode estar com o pecado. O pecado separou o homem de Deus. O pecado gerou a morte e fez do homem um ser finito e separado de Deus. O pecado passou a todos os homens, portanto, todos nascem no pecado e separados de Deus. Agora há um abismo entre Deus e o homem, uma barreira chamada PECADO. Isaias 59:2 “Mas as vossas iniqüidades (pecado) fazem separação entre vós e o vosso Deus...”
O CÉU
O céu é o local da habitação de Deus e seus anjos, um lugar maravilhoso e onde o pecado não pode entrar. Para estar no céu é preciso ser limpo de todo pecado, é preciso ser santo, separado deste mundo deste mundo corrompido e cheio de maldade. Salmos 11:4 “O Senhor está no seu templo, o trono do Senhor está nos céus...”
O INFERNO
O inferno foi criado para o diabo e seus anjos, não foi criado para o homem. É um local onde os seus habitantes passarão a eternidade em tormentos e tristezas, é um local de solidão absoluta, é um local terrível para punição pelo pecado. Ele não foi criado para o homem, porém o pecado cometido por ele o tornou indigno do céu e, portanto, com destino ao inferno. Mateus 25:41 “...Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno (inferno), preparado para o diabo e seus anjos”
COMO CHEGAR AO CÉU
Sendo o céu um lugar para os santos, aqueles em quem não há pecado, então, como o homem pecador poderá chegar lá? Como poderá ser limpo de seu pecado? Suas atitudes de bondade poderão limpá-lo do pecado? Deus é santo e justo, não tem o pecador por inocente e o salário do pecado é a morte, então, como o homem pecador pode se justificar diante de Deus? Qual o preço a ser pago? Poderia um homem por mais rico que seja comprar um lugar no céu? A entrada no céu é caríssima, nem toda fortuna do mundo poderia comprá-lo, porém Deus providenciou ao homem pecador a entrada no céu, não por seus esforços, mas pela GRAÇA de Deus. Efésios 2:8-9 “Porque pela graça (favor imerecido) sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”
JESUS CRISTO
Ele e somente Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Homem Perfeito que morreu na cruz do calvário para levar de volta a Deus o homem pecador. Somente o seu sangue pode purificar o homem de seu pecado. Ele é o caminho para o céu. Seu sangue é o preço para sua entrada no céu. Ele é o único capaz de quebrar a barreira que separa o homem de Deus. Hebreus 9:22 “...E sem derramamento de sangue não há remissão(perdão)”
SUA ESCOLHA

Deus providenciou a sua ida ao céu dando seu Filho Jesus Cristo para remi-lo do pecado. Jesus Cristo ressuscitou ao terceiro dia e agora vive para todo sempre. Ele deu sua vida em resgate do todo aquele que crê, não importa quem seja: rico, pobre, seja qual for a condição ou nação, Ele quer que todos sejam salvos, mas ao homem pertence a decisão, a escolha. É você quem escolhe ir ao céu e não precisa pagar nada por isso, apenas reconhecer que é um pecador e que Jesus Cristo é o único caminho para ir ao céu. O que você vai escolher?. João 14:6 “...Eu sou o caminho...ninguém vem ao Pai (céu) senão por mim”.

Luzia Regis - email: lureoliv@ig.com.br


O que o homem precisa fazer para ser salvo?



O QUE O HOMEM PRECISA FAZER PARA SER SALVO?
1. Reconhecer que é pecador e arrepender-se.
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer”. Romanos 3:10.
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. João 3:3.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:12.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3:23
“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos”. Isaías 53:6.
2. Crer em Jesus Cristo.
“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. Atos 16:31.
“Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento”. Lucas 5:32.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16.
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11:6.
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Romanos 10:17.
“A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”. Atos 10:43.
3. Confessar Jesus Cristo como Salvador.
“A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Romanos 10:9.
“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus”. 1ª João 4:15.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. 1ª João 1:9.
Pr. Renato – Email: luisrd@ig.com.br ou luisrd.renato@gmail.com


Procedimentos de um Ganhador de Almas



PROCEDIMENTOS DE UM GANHADOR DE ALMAS

“O que ganha almas é sábio”. Provérbios 11:30.

O crente que sacrifica tempo e energia para ganhar almas não é apenas sábio aos olhos de Deus, mas vive com a consciência de profunda alegria. Hoje em dia, talvez, o meio mais eficiente para ganhar almas é o interesse e contato pessoal. Não existe exemplo melhor de ganhador pessoal de almas, do que nosso Senhor Jesus Cristo. Ele reconhecia que a salvação é um assunto estritamente pessoal. Escolheu os Seus discípulos um a um. Embora tenha vindo para salvar, Ele não deixou nenhum plano para salvar a humanidade em massa. O Seu plano era pregar o Evangelho a toda (cada) criatura.
1. Sorria Sempre.
2. Tenha tato. Paciência, amabilidade e tato vão de mãos dadas com o ganhador de almas.
3. Demonstre interesse real em cada pessoa em particular. Camaradagem e interesse no seu interlocutor tem um papel importante no afã de tornar um sucesso em ganhar almas.
4. Ore... e ore. Prepara-se através da oração, cada dia, para que Deus abençoe e o guie às almas que estão procurando a vida eterna.
5. Seja diligente.
“Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas”. Eclesiastes 11:06.
Reconhecemos que nenhum crente pode crescer espiritualmente sem orar, ler a Bíblia e falar de Jesus Cristo. Estas três características são simultâneas e inseparáveis. Uma não substitui a outra.
SENHOR...

Hoje guia-me, Senhor.
Ensina-me por Ti falar.
Amigos meus perdidos são,
Não podem Ti achar.
Poucos querem se importar,
E poucos querem orar.
Vem, encher meu coração,
E usa-me, Senhor.


Mensagem: Andar em obediência a Deus é andar em santidade, longe do pecado. E Satanás, nosso inimigo, procura sempre uma forma de nos atrair para cairmos em tentação. Seu desejo de ver o homem na lama do pecado é tão grande que ele tentou até mesmo Jesus no deserto. Vamos ver o que aconteceu:

Em Mateus 4:1-11 vemos que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto e lá passou 40 dias em jejum. Quando Satanás percebeu que o homem Jesus encontrava-se muito debilitado, afinal estava há 40 dias ser comer e sem beber, achegou-se a Ele e o tentou através da fome dizendo-lhe: Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pão (Mt 4:3,4). Jesus, embora enfraquecido, sabia que Sua força estava no Senhor e respondeu: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca Deus. Jesus poderia transformar pedras no que quisesse, afinal é o Filho do Deus Todo-Poderoso e n'Ele está todo o poder e autoridade, mas, se assim o fizesse, estaria cedendo à tentação de Satanás.

Vendo que a primeira armadilha não tinha dado certo, levou-o ao alto do templo, em Jerusalém, e tentou-o, desta vez usando a própria Palavra de Deus, dizendo-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra. Muito astuto não é mesmo? Usar o Pai para tentar o Filho. Mas Jesus foi ainda mais esperto e respondeu: Também está escrito: Não tentarás o Senhor,Teu Deus.

E como satanás, além de um derrotado, ainda é insistente, levou Jesus ao monte mais alto e de lá lhe mostrou todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: Tudo isso te darei se prostrado me adorares. E Jesus disse-lhe: Vai-te satanás, porque está escrito: Ao Senhor adorarás e só a Ele servirás. Então satanás se retirou e os anjos do Senhor O serviram.

Você pode estar pensando: por que satanás ofereceu a Jesus o poder e a glória dos reinos do mundo se todo poder e toda glória pertencem ao Senhor? Em Lucas 4:5, quando fala sobre a tentação de Jesus, Satanás diz que tudo na terra foi entregue a ele. Quando? Quando o homem pecou, quando no Jardim do Éden Adão e Eva desobedeceram a Deus e permitiram que a serpente do pecado os enganasse. Satanás se tornou o príncipe deste mundo (Jo 12:31; 16:11).

Conclusão: O que podemos aprender com isso?

1. Todos nós somos tentados. Diariamente as tentações batem à nossa porta: preguiça, desobediência aos pais e líderes, mentira, palavrões, inveja, orgulho, fofoca, namoro, etc.

2. Temos a arma para vencer a tentação: a Palavra de Deus. Foi com ela que Jesus venceu a Satanás. Lembre-se: ela é mais poderosa que qualquer espada de dois gumes (Hebreus 4:12).

3. Quando vencemos, enchemos o coração do Pai de alegria e envergonhamos ao diabo, pois quando vencemos, em nós é cumprida a Palavra do Senhor de que em tudo somos mais do que vencedores (Romanos 8:37).



A mentira e o medo


A tentação - parte 2


Princípio Bíblico: "... antes, com a tentação dará o escape, para que a possais suportar." (I Co 10:13)

Introdução: Semana passada vimos que Jesus foi tentado por Satanás no deserto e o venceu através da Palavra. Descobrimos que Satanás procura nos pegar nas coisas que mais necessitamos ou gostamos, por isso tentou Jesus com pão no momento da fome. Afinal, não sentimos desejo de fazer algo que não gostamos, não é verdade? Se você estiver com muita fome, o que lhe tentará: um prato de comida quentinha, gostosa e cheirosa ou um lindo brinquedo?

Mensagem: Mas Paulo diz, em I Coríntios 10:13, que não há tentação alguma que não possamos vencer, porque quem nos dá a saída é o Senhor Deus. E, por maior que seja a tentação, ela não é maior que nossas forças, pois estamos firmes nos princípios do Senhor.

Vamos ver algumas coisas que nos tentam e encontrar a resposta certa para cada uma delas? Se você usar as armas que agora vamos conhecer, com certeza o inimigo baterá em retirada da sua frente, pois ele sabe que a ferramenta que Deus preparou contra ele, na sua boca, é poderosa para vencê-lo. Amém?

Quando você faz alguma coisa errada e sabe que será disciplinado, imediatamente você é tentado a quê? A MENTIR, não é mesmo? Pensamos que se não descobrirem nosso erro não seremos castigados. Para essa tentação, existe uma arma na Palavra de Deus.

João 8:44 diz que o pai da mentira é o diabo. Então, quando você for tentado a mentir, declare que você não é filho do diabo, mas filho do Deus Altíssimo, por isso a mentira não faz parte da sua vida. Colossenses 3:9 diz que não devemos mentir pois já somos novas criaturas e nos despimos do velho homem. Se você guardar essas armas no seu coração e usá-las no momento certo, certamente você escapará dessa armadilha do inferno, ok?

E o medo? Satanás sabe que o medo nos impede de crescer e nos paralisa. Medo do escuro, de ficar só, de falar na frente dos outros, de... Você tem medo? Quer uma arma para vencê-lo: veja II Timóteo 1:7 que diz: Deus não nos deu espírito de medo, temor, mas de fortaleza. E em I João 4:18 diz que o verdadeiro amor (Jesus Cristo) lança fora todo medo.

Então, quando o medo quiser dominá-lo, declare que você está firmado no verdadeiro amor que lança fora todo medo e que tem espírito de ousadia, que lhe foi dado por Deus, amém?

Mas preste atenção: não basta só falar, é preciso crer que a Palavra é poderosa para surtir seus efeitos em sua vida e fazê-lo muito mais que vencedor sobre toda tentação, amém?

Aplicação da Palavra: Esta semana memorize esses versículos e use-os sempre que necessário. Satanás baterá em retirada da sua frente e você verá o poder de Deus em sua vida, amém!



Na família


A tentação - parte 3


Princípio Bíblico: "... antes, com a tentação dará o escape, para que a possais suportar." (I Co 10:13)

Compartilhar: E então? Conseguiu memorizar os versículos que estudamos na semana passada, em relação à mentira (João 8:44; Colossensses 3:9) e ao medo (II Timóteo 1:7; I João 4:18) e usá-los contra Satanás em um momento de tentação?
Tenho certeza que se você usou essas armas com fé, o inimigo foi derrotado e você foi um grande vencedor. (deixe eles compartilharem suas vitórias e dificuldades, incentive-os a continuarem nesta prática)

Mensagem: Vamos conhecer mais algumas armadilhas que nosso adversário prepara nós e como podemos vencê-las:

Nossa casa é o primeiro lugar onde os princípios de Deus devem ser vividos e, por incrível que pareça, é o lugar onde mais travamos batalhas, é onde a tentação à desobediência é mais evidente. Na maioria das vezes, não concordamos com o que nossos pais mandam ou dizem e, por outro lado, eles também não aceitam o nosso comportamento, a forma como pensamos, a maneira que falamos, etc. Não é verdade? Parece que a casa e a família dos nossos colegas é bem melhor que a nossa.

Veja a armadilha do diabo, trabalhando para colocar a família, a menina dos olhos de Deus, como uma coisa ruim, sem graça e sem amor. E a televisão é uma das armas que ele mais utiliza para mostrar a família como algo sem importância. O diabo tenta nos mostrar que obedecer a pai e mãe é tolice, que o legal mesmo é cada um viver sua vida do jeito que quiser.

As novelas não apresentam uma história que tenha uma família estruturada e feliz. Há sempre a traição, o abandono dos filhos, a falta de respeito e de cuidado dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais. E com isso, vai colocando na cabeça das crianças, dos adolescentes e jovens que casamento é algo sem futuro, que o legal mesmo é ficar com um hoje e amanhã com outro. Assim ele procura destruir as famílias de hoje e as do futuro, enchendo a cabeça das crianças com suas mentiras sujas.

Mas Deus nos deu armas especiais contra essa tentação. Vamos ver?

Êxodo 20:12 diz que honrar pai e mãe prolonga os dias sobre a terra.

Quer viver muito e ser próspero e abençoado? Não caia na tentação da desobediência aos seus pais. Honre-os em tudo. Faça o possível para fazer sempre o melhor para eles, mesmo que eles não sejam bem do jeito que você gostaria que eles fossem. Quando você se sentir tentado a fazer algo que, certamente, vai envergonhar seus pais ou magoá-los lembre-se dessa arma e declare em voz alta: O mandamento do Senhor é que eu devo honrar meu pai e minha mãe para que eu tenha dias longos sobre a terra e eu não vou perder a minha promessa.

Colossenses 3:2 diz: “Vós filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”.

Pode ser que seus pais não andem nos princípios da Palavra de Deus e digam ou façam coisas que você sabe que são erradas. Mas, mesmo assim, não os afronte, não responda de forma grosseira. Lembre-se que se você fizer isso estará indo contra o que o Senhor tem lhe ensinado e caindo na tentação do inferno, deixando que o inimigo vença sobre você.

Aplicação: Esta pode ser uma semana muito especial e diferente. Que tal mostrar aos seus pais que você é realmente uma nova criatura em Cristo Jesus sendo um filho obediente? Certamente eles ficarão muito felizes, e, quem sabe, você estará preparando o caminho para que conheçam a Jesus, e juntos, vocês possam fazer da sua casa e da sua família o melhor lugar da terra. Ah! E o melhor é que os planos de Satanás serão derrotado na sua vida! Ele perde mais uma vez e você pode gritar para todo o mundo a sua vitória! Aí, VENCEDOR!!



Um tempo para cada coisa


A tentação - parte 4




Princípio Bíblico: (peça que todos leiam juntos em voz alta) “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

Introdução: Estes dias, passando pela rua, encontrei um filhotinho de sabiá caído no chão. Ele havia caído do seu ninho, que estava no alto de uma árvore.
Ao olhar para aquele bichinho, tão pequeno e indefeso, que ainda não se alimenta só e nem sabe, sequer, voar, pensei em quantas vezes nós nos deixamos levar pela tentação da pressa, de querer fazer tudo do nosso jeito e o mais rápido possível, sem ouvirmos os conselhos dos nossos pais, discipuladores, pastores, professores etc. E acabamos como aquele pequeno sabiá que tentou sair do ninho antes da hora, sem nem sequer saber voar, e acabou ficando sozinho e perdido.

Satanás tem uma arma muito eficaz contra nós, principalmente quando queremos ser iguais à turma da Escola, que é “antenada”, “ligada” nas coisas ‘boas’ do mundo, levando-nos a querer ser adulto antes do tempo. E aí, como o sabiazinho, ainda não sabemos realmente nos cuidar e, no final das contas, acabamos em uma bela enrascada.

Preste atenção nas propagandas, filmes, novelas e você verá que as crianças não agem mais como simples crianças: namoram, saem sozinhas, vestem-se como adultos, falam como adultos, como se isso fosse correto, normal para todos.

A Bíblia diz que há um tempo para tudo debaixo do céu (Ec 3:1-8) e que Deus fez tudo formoso em Seu tempo (Ec 3:11a). Então, há um tempo para sermos crianças e vivermos como crianças, e haverá o tempo de nós crescermos e vivermos a fase de adolescente, jovem, adulto, até o momento que o Senhor nos chamar para estar com Ele na glória. Então, para quê tanta pressa?

Jesus disse, em Marcos 10:15 que quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não poderá entrar nele. Não deixe que o seu coração de criança fique sujo com os incentivos do mundo; não perca a sua inocência.

Quem disse que você precisa ser igual aos seus colegas? Quem disse que, para você ficar bonita, tem que andar vestida com as roupas da moda: as calças coladas, os decotes enormes, as saias curtíssimas e com essa maquiagem tão carregada? Isso a faz parecer mais velha, não mais bonita. O que torna um rosto formoso é a alegria que o Senhor coloca em nosso coração (Pv 15:13). Use essa arma poderosa da Palavra e você não se deixará vencer por essa tentação.

E o namoro? Quem disse que criança deve namorar? “Ah! Mas todos os meus amigos já têm namorado! E eu vou ficar pra trás?” Ou ainda: “Mas, na televisão, na novela tal, as crianças até se beijam e andam de mãos dadas. Qual é o problema? Por que só eu não posso?” Lembra do filhotinho de sabiá, que mesmo sem saber voar tentou sair do ninho e caiu? Assim como ele, você não está ainda pronto para esse vôo. Há um tempo para tudo e para isso também, e, no tempo de Deus, tudo é perfeito e formoso. Espere! Vale a pena. Seja apenas criança. Aproveite todas as alegrias que vida pode lhe dar. Corra, pule, dance, estude, ria, divirta-se, em santidade. Não se deixe vencer por essa tentação, pois você já tem a arma preparada para se defender.

Conclusão: E no dia que você estiver pronto para voar, no tempo que Deus preparou para você, fique certo que você voará como a águia e terá o melhor de Deus na sua vida. Espere!

Reflita: Como falamos no início, a maioria das escolhas entre o certo e o errado que você encara na vida são bem simples e óbvias. Mas você tem alguma pergunta sincera sobre alguma ação que não sabe se é certa ou errada? Se tiver, fale com alguém (pais, pastor, o líder) o mais rápido possível.

Ore: "Senhor, ajuda-me a estar alerta para as escolhas que eu tenho de fazer. Ajuda-me a lembrar que eu tenho idade suficiente para fazer as escolhas certas".



A ovelha ouve a voz do seu pastor


A tentação - parte 5




Princípio Bíblico: (vamos ler João 10:14) “Eu sou o bom pastor e conheço as minhas ovelhas e das minhas ovelhas sou conhecido.”

Introdução: Você lembra do passarinho que caiu do ninho? Muitas vezes sua mãe voou sobre o quintal gritando por ele, mas ele não podia mais voar para perto dela porque já estava muito fraco e machucado, por isso acabou morrendo.
Muitas vezes agimos como aquele pequeno pássaro. Deixamo-nos levar pela tentação, pela empolgação de uma aventura, pelo convite de alguém que nos parece muito legal e acabamos perdidos, sozinhos e, às vezes, alguns acabam morrendo. Se não morrem no corpo, ficam com a alma ferida e acabam se afastando cada vez mais.

Comentários: Jesus disse que Ele é o nosso Bom Pastor, e o Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas (João 10:11). Ele morreu na cruz, entregando a Sua própria vida por mim e por você para que não ficássemos perdidos como o sabiazinho que tentou sair do ninho, mas ainda não sabia voar direito e por isso acabou morrendo longe de sua casa. Ele disse ainda que Ele conhece as Suas ovelhas. Você é uma ovelha de Jesus. Ele lhe conhece pelo seu nome e sabe de todas as suas dificuldades, das várias tentações que você passa durante o dia, das vezes em que você se deixa vencer. Ele conhece o que é ser tentado, mas Ele sabe que, assim como Ele venceu, nós também podemos vencer. Qual é o segredo? Ouvir a Sua voz e obedecer-lhe!

Em João 10:10 Jesus diz que o ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Você sabe o que é isso? Quer dizer que a única coisa que o inimigo quer fazer conosco quando nos apresenta convites que parecem ser muito legais, divertidos, radicais, é nos levar à destruição, afastando-nos da presença de Deus.

Sabe querida ovelhinha, Jesus está cada dia mais perto de voltar para nos levar com Ele e Satanás sabe disso. Por isso ele tenta de todas as maneiras nos afastar dos caminhos do Senhor. E as tentações começam dentro da nossa casa, através da televisão, das músicas, das revistas, da nossa própria família quando não é convertida e não entende o que é viver para o Senhor; através dos colegas da vizinhança, da Escola e até mesmo dentro da Igreja, através de pessoas que estão ali mas não amam a Jesus.

O Bom Pastor, Jesus Cristo, diz que as Suas ovelhas ouvem a Sua voz e que Ele as chama pelo nome e as traz para fora, libertando-as da prisão (João 10:3). Eu não sei o seu nome, mas Ele sabe. E hoje Ele lhe chama para caminhar com Ele, para segui-lO em uma vida de santidade, vivendo a excelência do Pai em todas as áreas da sua vida. Você escolhe!

Quer ser como o sabiazinho, que não esperou o tempo certo e não ouviu os gritos de sua mãe, por isso acabou morrendo sozinho?
Ou quer ser como a ovelha que ouve e reconhece a voz do Seu Pastor e O segue, pois sabe que Ele vai cuidar bem dela, providenciando tudo que lhe é necessário, nunca a deixando sozinha, sendo capaz até de dar a Sua vida por amor a ela? Com Ele toda tentação é vencida e somos muito mais do que vencedores!


Texto da Palavra: Pastores Luiz e Regina Vasconcelos - MIR



Introdução a Bíblia



Um livro Especial

Tenho nas mãos um livro muito especial. Ele é composto na verdade de 66 livros separados e combinados em um. Chamamos os 66 livros de Bíblia Sagrada.
Bíblia significa “O livro”. Outro nome para este livro é “Sagrada Escrituras” ou apenas “Escrituras” (Escritura quer dizer escrita). Este livro é chamado Sagrado por ter sido dado por Deus, e Deus é Santo, ou sem pecado. Este livro é uma mensagem de Deus para nós, e por isso outro nome para ele é Palavra de Deus. Esses são três nomes diferentes para o mesmo livro. Vocês conseguem se lembrar dos três? (Bíblia Sagrada, Sagradas Escrituras e Palavra de Deus.)
Como a Bíblia chegou até nós? Deus nos diz que toda Escritura - a Bíblia inteira – foi “inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16 ). Isto torna este livro diferente de qualquer outro no mundo. Outros livros contem os pensamentos e idéias de pessoas, mas embora Deus tivesse usado homens para escrever os 66 livros da Bíblia, as palavras que escreveram não eram deles, eram pensamentos e idéias de Deus. O Espírito Santo de Deus guiou cada homem em tudo que ele escreveu (2 Pedro 1:20;21) este é o Livro de Deus , nada neste livro tem origem nos homens.
Podemos confiar na Palavra de Deus, tudo nela é verdadeiro (Salmo 119:160, João17: 17), tudo nela será sempre verdade. A Palavra de Deus nunca muda, e durará para sempre (Isaías 40:8, Mateus 24:35), vocês podem sempre confiar na Palavra de Deus.
Deus usou 40 pessoas diferentes para escrever a Bíblia. Estas 40 pessoas não viveram todas ao mesmo tempo, foram necessários 1.600 anos para que a Bíblia inteira pudesse ser terminada. Mas pelo fato do Espírito Santo ter guiado cada escritor, por isso as coisas escritas no primeiro ano, concordaram perfeitamente com as escritas no ultimo ano.


Antigo e Novo Testamento

Os 66 livros da Bíblia foram divididos em duas partes. A primeira é chamada de Antigo Testamento. Ela contém todos os livros escritos antes da vinda do Senhor Jesus ao mundo. Vocês vão encontrar o Antigo Testamento no começo de sua Bíblia, ele contém 39 dos 66 livros. O primeiro livro do Antigo Testamento é Gênesis (encontrem Gênesis 1:1 e marquem o lugar em que está). O ultimo livro é Malaquias (encontrem Malaquias 4:6). Mostre a grossura de Gênesis a Malaquias na sua Bíblia, vejam que grande parte da Bíblia está no Antigo Testamento.
Os últimos 27 livros são chamados de Novo Testamento. O Novo Testamento começa com o livro de Mateus e vai até o livro de Apocalipse (mostre esta parte). Estes livros contam sobre a vinda do Senhor Jesus ao mundo e o que aconteceu depois disso e o ultimo livro do Novo Testamento nos diz o que acontecerá no fim dos tempos.


Encontrando o seu lugar

Peguem agora a sua Bíblia e vejam a página logo no começo chamada Índice (ajude as crianças a encontrarem a página). O seu índice esta dividido em Antigo Testamento e Novo Testamento. Vamos ler junto o índice dos livros do Antigo Testamento? Agora vamos ler do Novo Testamento?
Vocês podem achar facilmente qualquer livro da Bíblia se souberem como usar o índice. Conforme forem usando a Bíblia, em breve aprenderão a encontrar os livros sem olhar no índice. Mesmo agora vocês podem encontrar alguns livros sem verificar a lista, o primeiro livro da lista é Gênesis, vocês são capazes de encontrá-lo? O último é Apocalipse, esse é fácil de achar.
O livro de Salmo é outro que vocês podem descobrir sem olhar no índice, fechem a Bíblia e depois abram bem no meio, acharam? Se não acharam, fechem a Bíblia e tente novamente.
A seguir, vamos ao livro de Mateus, é o primeiro do Novo Testamento. Procurem novamente o livro de Salmos, segure as paginas de Salmos até Apocalipse, agora abram exatamente no meio dessa seção e vão achar Mateus. Se não der certo da primeira vez, tente de novo! Acharam? Muito bem!


Vocês sabem o endereço?


Cada livro da Bíblia está dividido em capítulos e versículos. Cada capítulo e versículo são numerados. Vamos examinar o livro de Mateus, lembram- se de como encontrá-lo? (deixe que as crianças achem o livro.), vejam a segunda pagina de Mateus, estão vendo uns números grandes nessa pagina? Os números maiores são os do capítulo. Algumas vezes o primeiro capitulo não é numerado. A sua pagina tem um numero 1 bem grande? Todos devem ter um 2 bem grande! Enxergaram? Muito bem?
Os números menores são os versículos, quantos versículos há no capitulo 1? Está certo 25! Quantos no capitulo 2?(23). Podemos encontrar qualquer versículo da Bíblia se souberem o nome do livro, o número do capitulo e o número de versículo. O lugar exato na Bíblia em que um versículo se encontra é chamado de endereço ou referência. Vejam como se escreve: Escreva Mateus 25:4, vocês conseguem encontrar este versículo? (deixe as crianças começarem a busca enquanto você explica outra vez) Primeiro ache o livro de Mateus , depois o capitulo, procurando o 25 em tamanho grande e a seguir achem o versículo procuram o numero 4 pequenininho.Encontraram?
A Bíblia é uma mensagem muito especial de Deus para vocês, e vão encontra nela tudo que precisa para aprender, como podem conhecer e agradar a Deus, dar se bem com as pessoas, ser felizes e ter sucesso na vida. Se tudo isso está na Bíblia é necessário aprender a usá-la. Nenhum outro livro no mundo pode fazer isso por vocês.

Vamos praticar mais como descobrir versículos no Antigo e Novo Testamento. Professora coloque as referencias abaixo em cartões, levante um cartão de cada vez e veja quem consegue encontrar primeiro o livro, mas não deixe de elogiar cada criança quando achá-lo. Peça para alguém ler o versículo.
Versículos sugeridos: Gênesis 1:1, Salmos 100:2, Isaías 53:6 Mateus 7:7, João 3:16 e Apocalipse 3:20


Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC


Introdução ao Pentateuco



“Significado de “Pentateuco”

Os cinco primeiros livros de nossa Bíblia foram escritos por Moisés. O nome grego para esta seção é Pentateuco, que significa cinco volumes. Nós, geralmente, os chamamos de “Livros de Moisés, Livros da Lei,algumas vezes ,apenas de a Lei”.Estes Livros são:Gênesis,Êxodo,Levítico,Números e Deuteronômio.(Peça para as crianças procurarem o Índice na Bíblia e lerem os nomes dos cinco primeiros Livros com você,várias vezes.A seguir,peça que usem novamente o Índice e procurem cada Livro,enquanto você fala sobre ele).


GÊNESIS

Vamos procurar o primeiro livro de Gênesis.Gênesis significa “começos” – tudo começou aqui!(Espere até que todos tenham encontrado o livro).Gênesis nos fala sobre a criação do mundo.Vejam Gênesis 1:1.
Quem a Bíblia diz que criou os céus e a terra?Isso mesmo,DEUS.Gênesis é um livro”primeiros”.Ele nos fala do primeiro homem e primeira mulher(1:27),e do primeiro pecado(3:6).Em Gênesis também encontramos o primeiro lugar onde podemos ler a promessa de Deus de enviar o Salvador,que nos oferecesse o perdão do nosso pecado(3:15).Neste livro aprendemos também sobre o primeiro crime(4:8),e o primeiro e único dilúvio mundial(caps 7 e 8).
O livro de Gênesis conta sobre a escolha do povo especial de Deus,os israelitas.Por meio desta nação,Deus prometeu abençoar o mundo inteiro(12:1-3).Esta benção veio quando o Senhor Jesus nasceu numa família judia.Em Gênesis encontramos os primeiros israelitas.Abrão(Abraão)(12:1),Isaque(21:3),Jacó(25:26).Para praticar mais,deixe as crianças procurarem alguns desses nomes nos versículos indicados.
No final de Gênesis, o povo de Deus está vivendo sob os cuidados do Faraó do Egito.


ÊXODO

Vamos usar agora o Índice para encontrar Êxodo,que quer dizer”saída”.Em Êxodo encontramos a história de Moisés(Deixe as crianças procurarem o nome dele em Êxodo 2:1).
No início deste livro o povo de Deus se acha ainda no Egito,mas agora o novo rei fez deles escravos.Êxodo descreve as pragas que Deus enviou ao Egito para convencer ao Faraó a deixar seu povo sair.Lemos neste livro como Deus guiou os israelitas no deserto a caminho da TERRA PROMETIDA.Quando eles se detiveram no Monte Sinai,Deus chamou Moisés para se encontrar com Ele na montanha e lhe deu os “DEZ MANDAMENTOS”.Vamos ver se podemos encontrá-los em Êxodo20:1-17.As instruções de Deus para a construção do tabernáculo estão também aqui no livro de Êxodo(25:8-9).O tabernáculo era uma tenda especial onde ficava a arca de Deus e onde o povo se reunia para adorar.Ele ajudava lembrar os israelitas que Deus estava sempre com eles,pois o tabernáculo devia ser levantado onde quer que o povo acampasse.A arca,no tabernáculo,era o centro de adoração.


LEVÍTICO

Você consegue encontrar o livro de Levítico?Neste livro,Deus ensinou ao povo como queria que eles o adorassem .Os capítulos 1 a 7 estabelecem a maneira exata como as ofertas deveriam ser feitas.Os sacrifícios de animais descritos aqui são uma figura do sacrifício de Jesus na cruz por nós (João 1:29;Efésios 5:2;1Pedro 1:18,19).A seguir,aprendemos sobre Arão o primeiro sumo sacerdote,e seus filhos,que também serviram como sacerdotes(caps 8e9).Hoje vamos diretamente a Deus por meio do Senhor Jesus,nosso Grande Sumo Sacerdote(1Timóteo2:5,Hebreu 4:14).Os capítulos 10 a 22 registraram leis especiais que os sacerdotes e o povo deviam seguir.Deus deu também aos israelitas sete festas ou feriados,assim como outros dias especiais para celebrar enquanto o adoravam(caps 23 a 25).Até mesmo esses dias especiais são figuras de certas partes do plano maravilhoso de Deus para nos salvar do pecado(por exemplo,veja 1Corintios 5:7).


NÚMEROS

Procurem agora números. Este livro começa e termina com o censo ou contagem do povo de Israel. Este livro contém, no entanto, mais do que apenas números. Encontramos também a história do povo de Deus enquanto viajava em direção à Terra Prometida. Josué é apresentado aqui como um dos doze espiões enviados à Canaã (13:16).Que pena que os israelitas não confiaram em Deus o suficiente para obedecer-Lhe e entrar na Terra Prometida.Por terem desobedecido,eles tiveram de passar quarenta anos peregrinando pelo deserto (14:33).


DEUTERONÔMIO

Vamos procurar por último o livro de Deuteronômio (Anime as crianças a usarem o Índice).Deuteronômio significa”Segunda LEI”.A maioria do povo que seguira Moisés na saída do Egito tinha morrido no deserto,e por isso Deus fez uma recapitulação da história de Israel para os restantes.Então,pela segunda vez,Deus deu Seus Mandamentos a Israel.Podemos lê-los novamente a partir de Deuteronômio 5:6.(Procure e leia os dez mandamentos outra vez).Por meio de Moisés,Deus ensina o povo como deve viver na Terra Prometida.Veja Deuteronômio 11:26.(LEIA).Deus está advertindo os israelitas do que vai acontecer se desobedecerem a Ele,e prometendo abençoá-los se cumprirem as Suas Leis.



LIVROS IMPORTANTES

Gênesis,Êxodo,Levítico,Números e Deuteronômio.Esses cinco livros são importantes para nós.Eles nos ensinam sobre as leis de Deus.Quebrara lei de Deus é pecado.Nos cinco primeiros livros,Deus nos mostra que só pelo derramamento de sangue nossos pecados podem ser perdoados(Levítico17:11).Embora os israelitas tivessem de fazer repetidamente sacrifícios de animais,Deus prometeu que um dia Ele enviaria um Salvador que derramaria uma única vez o seu sangue para nos salvar do pecado(Gênesis3:15).Esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo(Hebreus 9:12,27,28;1Pedro3:18).



PROFESSOR (A): Ajude os alunos a lembrarem os nomes e a ordem desses cinco primeiros livros. Divida a classe em duas equipes.O primeiro membro da equipe 1 diz “Gênesis”.O primeiro membro da equipe 2 diz “Êxodo”.O segundo membro da equipe 1 deve dizer “Levítico”,etc.,até que os cinco livros sejam citados.Quando um aluno não souber peça que ele sente e dê a equipe oposta a oportunidade de responder.Ligue um cronômetro para tocar dentro de 3 minutos,dependendo do tamanho do seu grupo.A fim de manter o jogo dinâmico,cada jogador deve citar o livro seguinte antes que você conte até 3 lentamente.Depois Deuteronômio,volte a Gênesis e repita até que o cronômetro dê o alarme.A equipe com o maior número de membros em pé nesse momento é a vencedora.Este exercício pode ser repetido acrescentando mais nomes de livros,à medida que forem aprendidos.


Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC


Introdução a História



Você Lembra?


Os livros da bíblia estão divididos em duas seções. Quais são elas?(O Antigo e o Novo Testamentos).No Antigo Testamento,os livros se acham novamente divididos.Os cinco primeiros livros da Bíblia – O Pentateuco – tinham outro nome.Você lembra?(a Lei de Moisés) Vamos procurar o Índice em nossa Bíblia e ler novamente os nomes dos livros. Você sabe repeti-los sem olhar?(Deixe que os alunos tentem).

A seguir temos os livros de História. São doze, vamos ler os nomes no Índice. (Leia de Josué até Ester).Esses livros nos contam a história do povo escolhido de Deus,os israelitas.Eles contêm várias histórias interessantes.



Josué


Em Deuteronômio, os israelitas estavam quase entrando na Terra Prometida quando Moisés morre. Em Josué, lemos sobre o novo líder escolhido por Deus. Vamos procurar Josué e ler os dois primeiros versículos. (Leia em voz alta). Quem é esse novo líder?(Josué). Este livro nos conta histórias impressionantes de como Deus ajudou os israelitas a conquistarem os povos de Canaã. Na conquista de Jericó, Deus mandou os israelitas andarem em volta da cidade, tocarem as trombetas e gritarem. Depois disso,os muros caíram.Em cada batalha os israelitas aprenderam que,quando obedeciam à Deus,eram vencedores,mas quando desobedeciam,perdiam.Que lição importante!Pouco antes de morrer, Josué desafiou o povo de Deus a temer o Senhor e servi-Lo (24:14).Qual a decisão do povo?


Juízes e Rute


Aprendemos sobre a decisão deles no livro seguinte, Juízes. Depois de terem se fixado em suas novas casas na Terra Prometida, o povo de Israel se esqueceu de Deus e de tudo o que fizera a favor deles. Pecaram contra Ele,adorando outros deuses.Deus então os castigou,permitindo que fossem entregues nas mãos de nações inimigas.O Senhor levantou então Juízes que os confrontaram com seus pecados e os fizeram lembrar da Palavra de Deus.Finalmente,o povo confessou o seu pecado e voltou para Deus.Deus os amava tanto que lhes concedeu o perdão.Isto aconteceu várias vezes.Temos um Deus PACIENTE!

Alguns dos juízes sobre os quais podemos ler são: Débora, Gideão e Sansão. Você é capaz de encontrar esses nomes no Livro de Juízes?(Faça as crianças procurarem em Juízes 4:4;6:11;13:24).O final do livro relata a triste situação da nação de Israel.Veja Juízes 21:25.O que a passagem diz sobre o povo?

Apesar de tudo que Deus fizera por eles, continuaram seguindo o seu próprio caminho.

Durante os dias negros de juízes, o livro de Rute é um raio de luz. Ele conta o amor de Rute por sua sogra.Fala sobre como Rute arranjou um novo marido chamado Boaz.Mas,acima de tudo,o livro de Rute nos faz lembrar do amor de Deus por nós.Boaz resgatou Rute e cuidou dela.Nosso Salvador Jesus Cristo mostra o seu amor de maneira ainda mais grandiosa,salvando-nos e cuidando de nós.


1 Samuel – 2 Crônicas


Nos livros de 1 e 2 Samuel,1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas, os juízes não estão mais guiando Israel e sim reis.Deus escolheu Saul como primeiro rei,mas Saul O desobedeceu.Podemos ler sobre Saul em 1Samuel 9:2.(Deixe as crianças procurarem e lerem).Quando Saul desobedeceu,Deus escolheu outro rei.Seu nome era Davi.

Davi fora um pastor quando menino, ele amava muito à Deus.Davi era também muito corajoso e matou um gigante chamado Golias.Veja 1Samuel 17:4.Está vendo o nome de Golias?Durante aqueles dias difíceis, Davi aprendeu a depender cada vez mais de Deus. Deus o protegeu de Saul e quando este morreu, Deus deu o reino à Davi.Davi foi um bom rei,embora não fosse perfeito.Ninguém é perfeito!(Romanos 3:23).Apesar de Davi ter pecado,Deus o chamou de “homem segundo o meu coração”(Atos 13:22).Depois da morte de Davi,seu filho Salomão,tornou-se rei,Salomão construiu um lindo templo para o povo adorar à Deus.Vamos procurar 2Crônicas 3:1.Lemos aqui a descrição do templo.Era um lugar magnífico,mas em breve o povo começou a negligenciar a adoração à Deus.A nação dividiu-se: o reino do norte foi chamado Israel e o do sul Judá.Muitos reis governaram depois de Salomão.Alguns foram bons,mas outros perversos e desviaram o povo de Deus.Finalmente,tanto Israel quanto Judá,foram conquistados.O povo de Deus foi levado como escravo para outras nações.E o lindo templo de Deus acabou destruído.

Durante esta época, Deus usou os reis para governar o povo, mas Ele falava aos reis e às nações por meio de pessoas especiais chamadas profetas. Profeta é alguém que ouve a mensagem de Deus e a transmite ao povo. A Bíblia inteira ainda não fora escrita, de modo que o povo não podia lê-las como nós. Eles tinham que ouvir a mensagem de Deus dita por esses profetas. Um dos profetas era Samuel. Deus usou Samuel para ungir Saul e Davi como reis. Veja os nomes desses livros de novo. Onde você acha que podemos ler sobre Samuel nos livros de história?(Isso mesmo - em 1e2 Samuel). Os profetas usavam frases como “Assim diz o Senhor Deus” (2 Samuel 12:7) quando falavam por Deus.Um profeta chamado Natã usou essa frase quando confrontou o rei Davi com o seu pecado.Davi ouviu a mensagem de Deus e pediu perdão por ter pecado.Os profetas tinham de ser muito corajosos,pois a mensagem de Deus nem sempre era bem vinda.O profeta Elias quase foi morto por ter entregue a mensagem de Deus ao perverso Acabe.Encontramos essa história 1Reis 17.



Esdras, Neemias e Ester.



O livro de Esdras foi escrito muito mais tarde, cerca de 80 anos depois dos israelitas voltarem do cativeiro na Babilônia. O templo, construído logo depois do seu retorno, já estava decadente. Esdras registrou como o templo havia construído (Ed 1-6), e depois desafiou o povo a adorar adequadamente a Deus (cap. 7-10). Em Neemias, aprendemos sobre a preocupação de Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém. Ester era uma órfã judia que começou como escrava cativa e se tornou rainha da Pérsia. Deus usou Ester para impedir que seu povo fosse morto.

Em todos os livros de história, vemos Deus operando na vida das pessoas. Deus nunca muda (Malaquias 3:6).O que O agradou nessas histórias,vai agradá-lo hoje.Se você e eu quisermos agradar a Deus,precisamos ler e lembrar dessas lições da história de Israel (1 Coríntios 10:11).

PROFESSOR (A): Coloque em cartões separados os nomes dos livros aprendidos até agora. Misture os cartões numa pilha com os nomes para cima, a fim de que as crianças possam lê-los. Estimule os alunos a usarem o Índice. Peça a um de cada vez que ponha os cartões em ordem (A primeira criança encontra Gênesis e o coloca no chão, prende com fita colante na parede, ou num quadro de boletins. A segunda acha Êxodo e coloca depois de Gênesis, e assim por diante. Faça isto várias vezes, usando o Índice; depois guarde as Bíblias e tente ordenar os livros de memórias. Encoraje cada criança a falar um pouco sobre o seu livro).

Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças- elaborada pela APEC/ Editora Hagnos





Seguidores



DEVOCIONAL DIARIO:

Hora: